Finlândia Diante do Trono

Por César Costa da Silva - 6 de maio de 2010 Nenhum comentário
Break Forth Finlândia – contagem regressiva para o romper de Deus

Nos dias 14 e 15 de maio, o Diante do Trono ministra novamente no continente europeu. Desta vez em um país nórdico. O ministério foi convidado para participar do Break Forth Finlândia - evento que teve origem no Canadá. Será a quarta edição a acontecer naquele país.

Numa tradução livre Break Forth significa “romper”. E este é o desejo daqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com o evento, a transformação e o mover de Deus sobre a nação finlandesa. “Tenho grande expectativa do que Deus fará em nós e através de nós nesta viagem para a Finlândia. Pois, um grande evento está sendo preparado e fomos convidados para, pessoalmente, compartilhar do amor por Jesus e Sua mensagem em nossas canções. Contamos com as orações da Igreja no Brasil para que o Senhor nos capacite e sejamos Seus embaixadores nos confins da Terra!”, diz Ana Paula Valadão.

A igreja que esta organizando o evento é a Nokia Mission Church. No ano passado, o BFF atraiu mais de 5 mil participantes e existe uma grande expectativa dos organizadores para a edição deste ano, que acontecerá em Tampere – segunda cidade finlandesa em população e importância econômica. Além do Diante do Trono, outros ministros do evangelho provenientes dos EUA, Canadá e Suécia, compromissados e ungidos que fazem da adoração um estilo de vida, levarão sua parcela de contribuição para que o evento seja inesquecível e profundo.

De acordo com o Pr. Markku Koivisto, líder da Nokia Mission Church, a alegria de receber o DT é muito grande. "Estamos muito felizes, pois finalmente receberemos a tão esperada visita dos irmãos do Brasil”, comemora. E ainda conta algo que aconteceu no último dia 02/05, em um culto. Sinais de que o Senhor está agindo naquele lugar como nunca aconteceu. “Uma parte da nossa equipe pastoral experimentou um profundo arrependimento; houve muito choro, clamor e confissão de pecados. E a igreja também participou deste momento. Em seguida, o Senhor derramou sua alegria sobre nós, todos regozijaram! Creio que o ocorrido foi uma preparação para os dias que estão por vir, especialmente para a visita dos irmãos”, enfatiza Koivisto.

O convite

A ministrações do Diante do Trono sempre tem a direção do Senhor. Ele conduz o grupo em todo o tempo. Ele determina se o ministério vai ou não viajar. Com a Finlândia não foi diferente. O primeiro contato que sinalizou a possibilidade aconteceu em 2008 e foi publicado pela Ana Paula em seu blog. Rodrigo Campos, um dos organizadores do evento e filho do ministro de louvor Adhemar de Campos, mora lá e enviou um testemunho-convite. Confira o texto na íntegra através do link: http://blogdaana.wordpress.com/2008/12/04/direto-da-finlandia/ que trouxe, no mínimo, um despertar sobre aquela nação. Depois disso o Senhor abriu as “portas”.

“Eu enviei um segundo e-mail para a Ana pedindo a autorização para regravar Eis-me aqui em finlandês, e a desafiei para estar orando pela Finlândia novamente. No dia seguinte recebi uma ligação de um pastor amigo meu, um ministro de louvor da Nokia Mission Church, de Tampere. Eles são a maior igreja protestante carismática da Finlândia, e sempre organizam grandes eventos. E ele já havia assistido aos DVDs do DT, mas não imaginava que eu tinha algum contato com a Ana. Mas pensou em me ligar, pois sabia que eu era brasileiro e talvez pudesse ajudar. Ficou surpreso quando soube que eu a conhecia e já havia mandado um e-mail um dia antes da sua ligação! Isso pra eles foi a confirmação de que Deus estava no assunto. E desde lá (julho de 2009) começaram os entendimentos para vinda do DT”, conta Rodrigo. 

Ainda sobre a ida do DT, outro detalhe chamou a atenção do ministério. Há alguns anos, em um congresso que participava em Jerusalém, Ana Paula deu um DVD do DT para uma irmã. O Senhor mais uma vez mostrou seu controle e soberania. Mais “portas” foram abertas naquele momento. “Ela me pediu um DVD para transmitir na televisão da Finlândia, e disse que colocaria a legenda em finlandês. Mal posso acreditar nos frutos gerados desde então, em uma cultura tão distante da nossa, mas que tem recebido de coração aberto a presença de Deus através dos nossos louvores”, conta Ana Paula. E não termina aqui. Posteriormente, outros DVDs foram enviados e todos transmitidos com grande aceitação pela TV finlandesa.

Um pouco do país*

A Finlândia é um país pequeno e muito conhecido por suas florestas (que ocupam cerca de três quartos da superfície do país) e seus lagos (cerca de 190 mil). Com uma população de um pouco mais de cinco milhões de habitantes foi declarada a nação mais próspera do mundo em pesquisa recente. O Legatum Prosperity Index (LPI) de 2009 publicado pelo instituto Legatum de Londres, coloca a Finlândia em primeiro lugar geral. O LPI classifica os países em nove diferentes sub-índices: economia, empreendedorismo e inovação, instituições democráticas, educação, saúde, proteção e segurança, administração, liberdade individual e capital social.

E por estar localizada próxima a uma zona polar possui curiosidades tais como o Sol da meia-noite (o sol não se põe durante 73 dias no verão) e, durante a escuridão do inverno acontece a noite polar (o sol não nasce durante 51 dias, neste período permanece abaixo da linha do horizonte). Tais fenômenos são possíveis de se ver à medida que se está mais ao extremo norte do país. E ainda a Aurora Boreal (um belo fenômeno óptico que se vê no céu e ocorre à noite, geralmente de setembro a outubro e de março a abril).

O índice de protestantes (luteranos) na Finlândia é alto. Cerca de 85% dos habitantes formam a população cristã no país. Entretanto, para Rodrigo Campos, a realidade é um pouco diferente. “As igrejas luteranas estão morrendo espiritualmente. Há muito liberalismo, alcoolismo e problemas familiares. O finlandês é conhecido por ser mais fechado, introspectivo. A taxa de suicídio é altíssima. Mas Deus tem levantado pessoas valentes e corajosas que estão crendo numa transformação da nação”, conclui Rodrigo. Apesar de todo o desenvolvimento e estrutura a Finlândia é um país que carece da glória de Deus.


Ministério de Louvor Diante do Trono

Nenhum comentário para " Finlândia Diante do Trono "